Postagens populares

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

PADRE NATALÍCIO -MENSAGEM PARA 11 - 1O -12 - QUINTA FEIRA

Fotos do Engenho Velho

Retiro Espíritual com as liderança da paróquia
Missa ...........







Santo do Dia ...................


Santo Alexandre Sauli nasceu em Milão no ano de 1530. Desde a infância foi cumulado com as mais abundantes bênçãos do céu. Consagrou-se sem reserva ao serviço de Deus na Congregação dos Barnabitas. Entregou-se com zelo ao ministério da Palavra e da Reconciliação, mortificando o corpo com a fadiga dos trabalhos e vigílias; e nem o cargo de professor de Filosofia e Teologia na Universidade de Pavia, fez Alexandre abandonar o ministério da Palavra e do Confessionário. Comunidades inteiras se colocaram sob a sua direção espiritual para aprender de tão abalizado mestre os meios para chegar à perfeição.

Ainda não tinha 32 anos quando foi eleito Superior Geral da Ordem. A capacidade com que desempenhou este cargo deu novo esplendor ao Instituto. Foi nomeado Bispo da Igreja de Aléria, na Ilha de Córsega, em 1570 pelo Papa Pio V.

O novo Bispo, apenas sagrado por São Carlos Borromeo, partiu com três padres da sua Ordem para o rebanho que o Senhor lhe confiara. Chegando em Aléria, encontrou nesta diocese inúmeras dificuldades: por toda a parte teve de cortar abusos, abolir costumes escandalosos, fundar igrejas e levantar as que estavam em ruínas, e prover à decência do culto. Necessitou de estabelecer colégios e fundar seminários onde se pudesse formar a juventude. Seus constantes trabalhos não lhe impediam os jejuns contínuos e a rigorosa abstinência. Apesar de seus poucos rendimentos, o santo Bispo não deixava de dar esmolas abundantes.

A veneração em que era tido o santo apóstolo de Córsega, levou as cidades de Trotona e de Gênova a pedi-lo para seu pastor, mas ele de modo nenhum queria deixar a sua primeira diocese, à qual tinha profunda afeição. No entanto, em 1591, teve de obedecer às ordens do Papa Gregório XIV, que o nomeou Bispo de Pavia. Uma vez ali, Santo Alexandre empreendeu logo a visita da sua nova diocese.

Contudo, Santo Alexandre adoeceu gravemente vindo a falecer a 11 de outubro de 1592. Atestaram a sua santidade diferentes milagres. Foi beatificado em 1741 pelo Papa Bento XIV e canonizado em 1904 por São Pio X.

Santo Alexandre Sauli, rogai por nós!

11 - 10 - 12  -  QUINTA FEIRA.
* Sexta feira, Dia de Nossa Senhora Aparecida e também Dia das Crianças. Teremos duas Missas, 8 hrs e 19 e 30 hrs. Tragam as crianças para serem Consagradas!
* Próximo dia 22 estarei no Santuário de Santa Rita em Lunardelli! Organize sua Romaria e vá até lá também! Presidirei a Missa-Novena das 15 hrs.
* Acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de outubro o Cursilho Misto Jovem em Apucarana. Pedimos ALAVANCAS pela frutificação de mais esta semeadura!
* Mes de outubro é dedicado ás Missões! Façamos orações e doações aos Missionários e Missionários! No final deste mes, teremos Coleta Missionária!
* Em breve, será editado e lançado meu primeiro Livro de Poesias... Aguardem! Se chamará: "PADRE NATALÍCIO-RIMANDO O EVANGELHO". Peço orações!
       


                                                                                "PADRES CANDIDATOS A PREFEITO"  (Gl 3,1-5).
                                                                                                                                                    Pe. Natalício.
  



                                                                                De vez em quando gosto de ver o vídeo da Celebração Eucarística na qual fui ordenado Presbítero, na Paróquia Bom Jesus de Ivaiporã no dia 29 de maio de 1988. Dom Domingos foi o Bispo ordenante. As perguntas a mim dirigidas naquela ocasião foram respondidas com firmeza e convicção. Todo seminariasta, naquele momento, é interrogado sobre a obdiência ao Bispo ordenante e a seus sucessores. Todos, como eu, respondemos SIM. É um compromisso muito sério e sagrado feito diante do altar e na presença do Povo de Deus reunido. Agradeço a Deus por muitos Padres que são fiéis, mesmo. Mas alguns não permanecem...
                                                                                Nas eleições deste ano, mesmo sabendo das orientações da Igreja e da proibição do Nosso Bispo, Dom Celso, ainda tivemos dois Padres que sairam candidatos. Um em Arapongas e outro em Lunardelli. São meus amigos! Mas não concordo com as decisões tomadas. No retiro dos presbíteros, no meio deste ano, orientado pelo Cardeal Dom Geraldo Magella, nosso Bispo chorou ao ler a carta do Padre de Lunardelli. Não consigo entender como pode acontecer isso! Devem ter perdido o juizo. Quando foram ordenados, já eram grandinhos e já sabiam o que estavam fazendo. Estudaram tanto e se preparam para a vida presbiteral! Como aconteceu isso?
                                                                                 Lendo a carta de São Paulo aos Gálatas, percebo a mesma preocupação do Apóstolo. Vamos ler? "Ó gálatas insensatos, quem é que vos fascinou? Diante de vossos olhos, não foi acaso representado, como que ao vivo, Jesus Cristo crucificado? Só isto quero saber de vós: Recebestes o Espírito pela prática da Lei ou pela fé através da pregação? Sois assim tão insensatos? A ponto de, depois de terdes começado pelo espírito, quererdes terminar pela carne?"(Gl 3,1-5). Parece que perderam o juizo! Paulo os chama de "INSENSATOS". Quer dizer: sem juizo.
                                                                                 Depois de terem feito uma trajetória pelo espírito, querem terminar pela carne? Fascinação pelo poder e pelo dinheiro? Quantos anos de estudos no Seminário! Quantos retiros e encontros de formação espiritual e pastoral! Depois, entra num partido político dividindo a comunidade. Nós não somos ministros de partidos e divisão. Somos Ministros da unidade. Fico preocupado com essa ganância pelo poder e pelo dinheiro. Jesus não pregou isso! Pregou o SERVIÇO e DOAÇÃO. "Aprendam de mim... O Filho do Homem não veio para ser servido mas para servir e dar a vida". Somos Ministros de sua Igreja e não podemos ser diferentes. Se a preocupação, de fato, é servir e não a posse do poder e do dinheiro, isso se faz melhor como Padre, como Pároco de uma comunidade...
                                                                                 Respeito opiniões diferentes e espero que, também, respeitem a minha. Mas não acho que seja sensato um Ministro das Ordens Sagradas se envolver neste mundo ganancioso do poder e dinheiro. De fato, Jesus não entrou em nenhum grupo político. Não era frariseu, nem saduceu, nem zelota, nem herodiano... Estava acima desses grupos e partidos. Por isso, tinha autoridade pra ensinar. A Igreja Dele e Seus Ministros devem ser assim também. Se perdermos a mística do SERVIÇO e DOAÇÃO a Igreja perderá autoridade, perderá sua rezão de ser e se esfacelará. Creio no Evangelho de Jesus. Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...



ORAÇÃO:



Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que sejamos desobedientes ao Evangelho!
- Fazei-nos perseverantes nos Ensinamentos de Jesus!
- Libertai-nos da facinação pelo poder e pelo dinheiro!
- Tornai-nos mais servidores como fez e ensinou Vosso Filho!
- Recebei nossos louvores pelos ensinamentos do Apóstolo Paulo...
                                                                                                 AMÉM.








Nenhum comentário:

Postar um comentário