Postagens populares

domingo, 17 de fevereiro de 2013

PADRE NATALÍCIO - MENSAGEM PARA 18 - 02 - 13 - SEGUNDA FEIRA.‏












8 - 02 - 13  -  SEGUNDA FEIRA.
* Amanhã, aniversário de minha Filha Adotiva, Maria Isabel! Deus Seja Louvado pelos 13 anos da minha Filha do Coração! Parabéns Bebel!
* Estamos vivenciando o Tempo de Quaresma: " Embarquemos, rememos e lancemos âncora no nosso porto de chegada: Jesus!"
* Próximo dia 22, estarei no Santuário de Santa Rita, em Lunardelli para as Bençãos e Confissões e Missa-Novena às 15 hrs. Venha também receber Bençãos e Graças
* De 22 à 24 de fevereiro, teremos o primeiro DECOLORES deste ano. Será para os adolescentes! Façamos muitas ALAVANCAS!
* Marilândia vai receber, em março próximo, a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, nossa Padroeira Diocesana que está percorrendo toda Diocese. Preparem-se!
* Continuemos a cuidar de nossos quintais. Não deixe água parada! Coloque areia nos pratos dos vasos de plantas! A Dengue mata!
            


                                                                             "PALAVRINHA COMPLICADA" (Lv 19, 1 - 2. 11 - 18).
                                                                                                                                                 Pe.Natalício.







                                                                            Nos anos setenta, quando entrei para o seminário diocesano de Apucarana, fui morar na Paróquia de Santo Inácio, no norte da Diocese. Como sempre morei na roça, foi ali que tive meus primeiros contatos com televisão. A tv da casa paroquial ainda não era colorida. Na rede globo passava a novela Escalada, depois do Jornal Nacional. Mais tarde, passava Gabriela Cravo e Canela. Nas tardes de domingo, assistia o programa do Silvio Santos na TV Tupi. Passava boas horas acompanhando as atrações variadas do grande comunicador. Anos depois, a rede Tupi foi comprada pelo Sílvio e foi criado o Sistema Brasileito de Televisão - SBT.
                                                                             Entre as atrações das tardes de domingo, uma deles era "Não diga NÃO". Uma pessoa do auditório era chamada ao microfone para uma entrevista. Não podia dizer a palavra "não" durante a entrevista. Era muito difícil. Muitas pessoas eram traidas pela própria mente e acabavam sendo derrotadas. Muitas perguntas eram indiscretas e a pessoa tinha que achar uma saida. Eu ficava imaginando como seriam minhas respostas se estivesse no lugar da pessoa entrevistada. Mas na vida da gente dvemos saber quando podemos e devemos dizer não. Jesus afirmou que o nosso "SIM" seja sim e o nosso "NÃO" seja não (Mt 5, 37).
                                                                             No dia em que papai e mamãe celebraram os 50 anos de casamento, minha irmã mais velha, Maria Raimunda, fez uma mensagem  de agradecimento e lembrou das muitas coisas pelas quais agradecia. Mas agradeceu especialmente pelas vezes que nossos pais disseram "não" para nós. Quando somos proibidos de alguma coisa, aprendemos que ali há algum perigo, algum mal. Os pais que permitem mais do que proibem podem estragar o futuro de seus filhos. Deus nosso Pai nos deu o exemplo. A maioria de seus Mandamento são proibindo. Dos dez mandamentos, só tres são afirmativos: o primeiro, o terceiro e o quarto.
                                                                             Num pequeno trecho no Livro do Lvítico, encontramos doze "NÃO".  Não furteis... Não jureis falso... Não explores o teu próximo... Não retenhas contigo a diária do assalariado... Não amaldiçoeis o surdo... Não cometas injustiças... Não favoreças o pobre e nem prestigieis o poderoso... Não seja um maldizente entre o teu povo... Não conspires contra a vida do teu próximo... Não te tornes culpado de pecado por causa do teu próximo; repreenda-o... Não tenhas no coração, ódio contra teu irmão... Não procures vingança, nem guardes rancor ao seus compatriotas (Lv 19, 1 - 2. 11 - 18).
                                                                             Percebemos que algumas pessoas dizem sim quando era para dizerem não. Outras dizem não quando era pra dizerem sim. Por outro lado, muita gente não assume o que prometeu. Quanta gente que, na hora do casamento, responde sim ao responder a pergunta se vão educar os filhos na lei de Cristo e na lei da Igreja e depois nem se preocupam com a catequese de seus filhos. Quanto aos Mandamentos Divinos, devemos obedecê-los se desejarmos ser felizes de verdade. Todos nós que temos condições de comunicar devemos ensinar esses Mandamentos do Senhor! Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...




ORAÇÃO:



Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que sejamos desobedientes aos Vossos Mandamentos!
- Fazei-nos entender que amar ao próximo é nosso maior compromisso!
- Livrai-nos de cometer injustiças contra as pessoas!
- Iluminai-nos para dizer SIM ou NÃO na hora certa!
- Acolhei nossa gratidão pelos Vossos Santos Mandamentos...
                                                                                         AMÉM.




Nenhum comentário:

Postar um comentário