Postagens populares

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Mensagem.......................

10 - 01 - 13  -  QUINTA FEIRA.

 
 
 
 
 
 
 
 
 


* Próximo domingo, celebraremos nosso Dízimo! Seja fiél às Obras da Igreja e a Deus!. "Dízimo é Vida nova, espiritual e financeira, na comunidade!"
* Dia 22, estarei no Santuário de Santa Rita em Lunardelli para as Confissões e Missa-Novena às 15 hrs, transmitida em várias Rádios da região!
* Uma sugestão de boa leitura para as suas férias: Meu Livro de Poesias, PADRE NATALÍCIO-RIMANDO O EVANGELHO. O Evangelho em forma de poesia...






















    "SACO DE MILHO NA CABEÇA" (1 Jo 4, 19 - 5, 4).
                                                                                                                                                       Pe. Natalício.





                                                                                    Muita gente pensa que sou original de Jacutinga em Minas Gerais. Mas há um engano! Sou de Minas Gerais mas não de Jacutinga. Sou natural do município de Curvelo, no centro do estado. Jacutinga é um pedacinho do céu no município de Ivaiporã, onde morei com minha familia por quase 7 anos. Foi marcante pois foi ali que minha vocação floreceu e transbordou. Chegamos em 13 de julho de 1968. Fui para o Seminário em 05 de março de 1975. Faltavam alguns meses para completar 7 anos no trabalho da roça. A vida foi marcada por uma experiência maravilhosa com o trabalho da igreja.
                                                                                    Nossas terras produziam milho, feijão e arroz. O que mais plantávamos era milho e feijão. Havia um pouco de cada coisa. Na cabeceira do sítio havia uma larga plantação de milho com feijão no meio. Havia as tulhas para armazenar o milho até o dia da venda e da debulha. Papai ia na cidade, juntamente com os nossos vizinhos e vendia o milho para os cerealistas. A debulhadeira vinha para atender toda a vizinhança. A máquina vinha em cima de um caminhãozinho velho, que entrava pelo meio das roças. Era um tempo movimentado. Os sítios eram pequenos e muita gente vinha ajudar naquele momento da debulha.
                                                                                    Tinha gente enchendo os balaios, outros os até ao caminhão. Uma pessoa ficava lá no alto recebendo os balaios e derrubando as espigas dentro da máquina. Havia duas pessoas na bica enchendo os sacos e pesando na balança, previamente nivelada. Uma pessoa bem treinada, com uma agulha enorme fechava a boca do saco. Na hora de carregar o caminhão é que era complicado! Tinha que levar cada saca de milho de 60 quilos e jogar dentro da carroceria. Normalmente eram dois homens fortes que faziam esse serviço. Deitavam o saco de milho no chão, cada um pegava de um lado e jogava na cabeça de um deles que caminhava até o caminhão.
                                                                                    Por algumas vezes fiz esse trabalho. No pique dos meus 17 anos tinha muita força. Mas 60 quilos de milho na cabeça era muito peso. Pesava mais que eu. Era até perigoso entortar a coluna ou fraturar o percoço. Mas fui me acostumendo a carregar peso. Na verdade tem coisa mais pesada que isso: doença, inimizade, fome, etc. Algumas pessoas acham que seguir os Mandamentos de Deus é muito pesado. Mas não penso assim! Lendo a Primeira Carta de São João percebo que tenho razão. Os Mandamentdo de Deus não são pesados. Vamos pegar o texto e conferir:
                                                                                    "Podemos saber que amamos os filhos de Deus quando amamos a Deus e guardamos os Seus Mandamentos. Pois isto é amar a Deus: observar os seus Mandamentos. E os SEUS MANDAMENTOS NÃO SÃO PESADOS, pois todo o que nasceu de Deus vence o mundo" (1 Jo 4, 19 - 5, 4). Os preceitos Divinos são Segredos para a Felicidade! Mas é um outro tipo de felicidade. É coisa superior aos físico e material. É algo maravilhoso que só sabe quem experimentou. Por isso, tenho me esforçado ao máximo para que as pessoas façam essa experiência. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...




ORAÇÃO:


Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que desobedeçamos Vossos Mandamentos!
- Fazei-nos entender a importância de Vossas Leis!
- Ajudai as pessoas entenderem que Vossos Mandamentos não são pesados!
- Fortalecei-nos no cumprimento dos Vossos Mandamentos!
- Acolhei nossa gratidão por nos dares Vossos Santos Preceitos...
                                                                                            AMÉM.





                                                                                              




09 - 01 - 13  - QUARTA FEIRA.


* Quem desejar adquirir meu Livro de Poesias, pode ligar para (43) 3428 1215  e falar com Marquinho. Tambem na Rádio Estrela, àgua Viva e Esperança!
* Aproveite bem suas férias para conviver mais com sua familia e também ler bons livros e ver bons filmes! Sugestão de filme: "Desafiando Gigantes".
* Próximo dia 22, Dia Devocional à Santa Rita, estarei no Santuário em Lunardelli. Passe por lá também! Presidirei a Missa-Novena das 15 hrs.
* Dia 03 de fevereiro, acontecerá a nossa Assembléia Paroquial! Todos que fazem alguma atividade na Igreja estão convidados! Vamos nos organizar!


        


                                                                                               "BANANEIRA DO CAMPO" (1 Jo 4, 11 - 18).
                                                                                                                                                           Pe. Natalício. 




                                                                                                Neste ano 2013 estou comemorando 25 anos de minha Ordenação Presbiteral! Quero comemorar e celebraar com alegria e louvar a Deus. Quero fazer romaria para Aparecida do Norte e celebrar com meu povo na Casa da Mãe Santíssima. Mas quero tambem visitar a terra onde nasci e vivi meus primeiro anos de vida. A casa onde nasci não existe mais. Só existem alguns sinais ali no chão. Sempre que posso tenho ido visitar meus parentes que ainda moram naquelas terras. Tenho muita saudades dos meus primeiros 13 anos de vida! Carrego comigo as marcas de minha infância vivida naquele ambiente...
                                                                                                Ainda está na retina da memória a casa onde morávamos e tudo que havia em volta. Quase tudo desapareceu. Até o moinho de fubá construido no ano em que nasci dasapareceu. Só existe o coqueiro plantando junto dele no ano de 1954. Este ainda permanece lá, desafiando o tempo! Mas também há uma árvore que ficava em frente da nossa casa. É uma bananeira do campo. Não sei qual o seu nome científico. Mas nós a chamamos de Bananeira do Campo. Lembro-me, que os cavalos eram amarrados nela. Deve ser mais velha que eu! Está lá firme! Tem até uma casa de João de Barro em um dos seus galhos. Pode ser que viverá mais que eu...
                                                                                                Cada vez que vejo aquela árvore penso no amor de Deus que é fiél e permanece para sempre. O problema é que muitos de nós não somos fiéis e não permanecemos no seu Amor. Na Primeira Carta do Apóstolo São João encontramos o segredo para que o Amor de Deus permaneça em nós e para que nós permaneçamos no Amor Dele. Vejam o texto: "Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado em nós. A prova de que permanecemos com ele, e ele conosco, é que ele nos deu o seu Espírito" (1 Jo 4, 11 - 18).
                                                                                                Vivemos no mundo material que é mutável e descartável. Isso nos dá muita insegurança. Louco é quem põem sua segurança nas coisas temporais! Mas a modernidade está cada vez mais nos influenciando para o relativismo. Não se valoriza o absoluto. Nada é absoluto. Tudo é relativo. Depende da vontade de cada pessoa. Até Deus é relativo e descartável. Quando falamos em Vida Eterna, muitas vezes somos desprezados e rejeitados. O que importa é o prazer e o lucro aqui e agora. Mas está provado que sem Deus tudo é banalidade. A felicidade não passa de ilusão. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...




ORAÇÃO:



Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que sejamos materialistas!
- Conservai-nos firmes no Vosso Amor!
- Permanecei sempre conosco, nos Amando!
- Dispertai em nós a importância de permanecermos no Vosso Amor!
- Recebei nossa Ação de Graças por nos amar com fidelidade....
                                                                                             AMÉM.


08 - 01 - 13  - TERÇA FEIRA.



* Estamos no período de férias! Aproveite para ficar com a família, viajar, ver um bom filme, ler um bom livro, mas, não se esqueça de celebrar a Eucaristia!
* Você pode adquirir o meu livro de Poesias, ligando para: (43) 3428 1215 - Fale com o Marquinho! Também na Rádio Água Viva de Apucarana!
* Dia 03 de fevereiro acontecerá a nossa Assembléia Paroquial. Vamos nos preparar para ter uma boa participação!

      



                                                                                              "OLHE EU NA PRAÇA" (1 Jo 4, 7 - 10).
                                                                                                                                                   Pe. Natalício.



                                                                                              No mês de maio do ano 2.000, tive a oportunidade incrível de fazer minha primeira viagem internacional. Estive em dois países da Europa. Primeiramente em Portugal. Estive em Lisboa e em Fátima. Era o Ano Jubilar e aproveitei pra visitar lugares referenciais da nossa fé. Lisboa, cidade onde nasceu Santo Antonio. Fátima, a cidade das grandes romarias à Mãe de Deus que apareceu às três crianças. Aquilo foi maravilhoso! Tive a honra de concelebrar uma missa ali no Santuário! Aprendi com minha mãe, desde o tempo de criança, a rezar à Nossa Senhora de Fátima. Essa devoção levou-me a oração fervorosa do terço de Nossa Senhora.
                                                                                              De Portugal, fomos pra Itália. Do aeroporto tomamos um trem e fomos nos hospedar na casa dos Irmãos Maristas onde ficamos durante a realização do Retiro Mundial dos Presbíteros. Foram cinco dias, cada um numa igreja diferente. Um deles foi no interior da Basílica de São Pedro. Tinha esperado muito por aquele momento de conhecer pessoalmente e pisar naquele lugar sagrado. Já tinha visto aquelas imagens muitas vezes pela televisão e por fotografias. Parecia impossível realizar esse desejo de estar ali. Parecia pisar nas nuvens o momento em que isso aconteceu! Da estação de trem até a praça, quase nem vi onde pisava!
                                                                                               Ao entrar na praça, parecia entrar no céu! Aquilo era real. Podia tocar! Podia pisar! Olhava, olhava e não me cansava de contemplar. Nem me preocupava com quem estava ao meu lado. Era tão maravilhoso e emocionante que fazia esquecer-me da realidade ao meu lado. De repente, como se tivesse acordado de um sonho, me dei conta que estava ali na Praça de São Pedro. Olhe eu na praça! Rezei por minha família, pelo meus paroquianos, pela Igreja e por todos que passam pelo meu caminho. Vi como o povo cristão é rico. Riquezas materiais e, principalmente, riqueza cultural e religiosa. Senti mais fortalecido em minha fé!
                                                                                                Foi muito bom ter conhecido Fátima, Lisboa, Roma, Assis, Cássia, Veneza, Pádua e outros lugares relacionados com nossa religião e com nossa história religiosa. Conhecer a história dos nossos heróis na fé nos faz fortes. Imagino como será emocionante pisar as terras onde Jesus nasceu, viveu, morreu e ressuscitou! Quero ainda fazer essa peregrinação! Gosto muito de conhecer lugares novos e importantes em nossa história de fé. Sei que o conecimento nos ajuda muito. Isso está claro na Primeira Carta de São João. Fala sobre conhecermos a Deus. Vomos ver?
                                                                                                 "Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece  Deus. Quem não ama não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor" (1 Jo 4, 7 - 10). Neste pequeno trecho podemos perceber como é importante conhecer Deus. Claro que conhecer Deus é muito diferente do conhecimento que temos das coisas. Isso seria impossível. Nossa inteligência não é capaz de compreender um Ser Infinito. Mas o conhecimento referente a Deus se envolver totalmente no Mistério Divino. É se fazer um só com Deus. Como podemos fazer isso?
                                                                                                   Usando nossa linguagem humana, podemos dizer que podemos conhecer algumas coisas de Deus mendiante a leitura da Bíblia, mendiante a meditação e a contemplação das suas obras. Quem não faz isso fica muito mais difícil conecaer Deus. Muita gente comete o mal por não conhecer a Deus. Devemos possibilitar esse conecimento. Nâo devíamos ficar revoltados. Devemos conduzir essas pessoas ao conhecimento de Deus Verdadeiro. Devemos caprichar mais com a evangelização. Quero que mais gente conheça o Amor de Deus. Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA.





ORAÇÃO:




Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que sejamos omissos ao Vosso Conhecimento!
- Fazei que todas a pessoas possam Vós conhecer melhor!
- Dai-nos a Graça de Vos conhecer sempre mais!
- Fortalecei-nos para que possamos ajudar muita gente a Vos conhecer!
- Acolhei nossa gratidão por nos permitir conviver convosco...
                                                                                        AMÉM.  
















Nenhum comentário:

Postar um comentário